02/09/2024 às 10:48

Média da mandioca registra maior alta do ano em agosto

Compartilhar
De acordo com levantamento do Cepea/Esalq, a média nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia em agosto foi de R$ 515,16 (R$ 0,8959 por grama), um aumento de 7,6% em relação ao mês anterior, sendo o maior valor registrado desde janeiro deste ano. Esse movimento de alta, que vem sendo observado nos últimos três meses, continua sendo impulsionado pela combinação de oferta limitada e demanda aquecida.

Pesquisadores do Cepea indicam que as chuvas registradas no final de agosto não foram bem distribuídas para permitir a retomada significativa dos trabalhos de campo nas principais regiões produtoras. Com isso, a oferta de mandioca continuou restrita, o que, aliado à demanda aquecida das fecularias, resultou em uma maior disputa pela matéria-prima.

Os produtores, por sua vez, mantiveram-se retraídos, influenciados pela baixa rentabilidade das raízes de primeiro ciclo e pelas expectativas de preços ainda mais elevados nos próximos períodos. Essa postura conservadora dos produtores, associada à alta demanda das fecularias, tem sido um dos principais fatores que sustentam o aumento dos preços.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.