03/09/2024 às 09:49

Média dos etanóis hidratado e anidro anotaram baixa em SP em agosto

Compartilhar
Os preços dos etanóis hidratado e anidro encerraram agosto enfraquecidos no segmento produtor do estado de São Paulo. De acordo com o Cepea/Esalq, apesar da demanda constante pelo biocombustível ao longo do mês, o aumento na produção e, consequentemente, na oferta no mercado spot paulista, pressionou as cotações para baixo.

Agosto é tradicionalmente um dos meses de pico de colheita de cana-de-açúcar na região Centro-Sul, o que resultou em um maior volume de etanol disponível no mercado. A média do Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado durante as semanas cheias de agosto foi de R$ 2,5827 por litro, registrando uma queda de 0,78% em relação ao período anterior. Para o etanol anidro, na modalidade spot, a média nas semanas cheias do mês recuou 1,2%, fechando a R$ 2,9526 por litro.

Os pesquisadores do Cepea destacam que, além do impacto imediato no mercado, há preocupações crescentes sobre o próximo ciclo de cana-de-açúcar (2025/26). As condições climáticas secas, juntamente com queimadas em áreas de cana em pé e em fase de rebrota, estão afetando o volume e a qualidade da safra futura. Algumas usinas já estão calculando os prejuízos no campo, o que pode impactar a oferta no próximo ano.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.