19/03/2024 às 14:29

MG: InovaLácteos impulsiona startups e transforma ideias em negócios no setor

Compartilhar

A Agência de Inovação de Leite e Derivados – Polo do Leite, com o apoio do Governo de Minas Gerais e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapmig), tem impulsionado a inovação no setor lácteo através do Sistema InovaLácteos (SIL) – o programa já pré-acelerou 52 startups e incubou 13 delas por um período de 10 meses. A incubação, totalmente gratuita, oferece às startups selecionadas um aporte financeiro de R$ 25 mil para o desenvolvimento de seus projetos.


O objetivo principal do InovaLácteos é transformar ideias inovadoras em negócios lucrativos e impulsionar o setor lácteo. A agência coordena quatro núcleos de inovação presentes em diferentes cidades do estado: Juiz de Fora (UFJF), Viçosa (UFV), Lavras (UFLA) e Uberaba (FAZU).


Vinícius Meyer, representante da startup MilkScan, incubada no ciclo 1, destaca a importância do programa: "O InovaLácteos foi fundamental para a MilkScan. O programa nos deu a coragem e a preparação necessárias para tirar nossa ideia do papel e iniciar a jornada rumo ao nosso sonho."


Os editais do programa são baseados em um estudo aprofundado realizado pelo grupo coordenador, mapeando as principais demandas do setor lácteo – as startups participantes desenvolvem soluções inovadoras para atender a essas demandas. Diversas startups incubadas pelo SIL já estão atraindo a atenção de fundos de investimento, unidades da Embrapii e grandes empresas do setor.


A Agência de Inovação Polo do Leite está preparando o edital para o Ciclo 3 do SIL, que abrirá as portas para novas startups e será lançado em abril.

Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.