15/01/2024 às 12:50

Minas Gerais alcança maior produtividade algodoeira do país em 2023, diz Abrapa

Compartilhar
Dados da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) mostram que o estado de Minas Gerais alcançou a maior produtividade de algodão em pluma em 2023. Na safra 2022/2023, a produção atingiu média de 2.045 kg por hectare – na temporada 2004/2005 foram 978 kg por ha.

"O algodão vem realizando o sonho da gente. Consegui aumentar a área da terra, meu terreno tinha só cinco hectares, agora são 20. Comprei uma motinha e um carrinho. Conheci o algodão quando criança e estou nele até hoje, esperando que dias ainda melhores virão", relata o agricultor José Alves de Souza, mais conhecido como Zé Brasil, do município de Catuti, no Norte de Minas. “A gente quer permanecer aqui no nosso lugar, no Norte de Minas”, completa o produtor.

O resultado é reflexo do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas), que concede isenção de imposto à indústria, que se compromete a adquirir uma cota de algodão de produtores mineiros – a cada real de incentivo fiscal do governo, estima-se retorno de R$ 1,42 para a economia do estado.

“Essa iniciativa fez com que a cotonicultura crescesse no estado e fez com que a indústria mineira tivesse um abastecimento de algodão de qualidade, produzido dentro do seu território. Poucos países têm ativos como esse”, avalia o presidente emérito da Associação Brasileira das Indústria Têxteis, Fernando Valente Pimentel.

Ao longo dos 20 anos de implementação do Proalminas, de 2003 a 2023, a produção de algodão cresceu de 85,5 mil toneladas para as estimadas 133,4 mil toneladas na safra 2023/2024. Se não houver atrasos, a colheita deste ano terá início no mês de maio e fim em agosto.

A ação é coordenada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) em parceria com a Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) e as indústrias têxteis de Minas Gerais, e conta com atuação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O Proalminas dispõe de recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento da Cotonicultura no Estado de Minas Gerais (Algominas), direcionados para a execução de ações e a instalação de estruturas que visam fortalecer a competitividade da agroindústria mineira.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.