08/02/2024 às 10:44

Ministro da Agricultura se reúne com produtores de maçã para tratar do incentivo à cultura em SC

Compartilhar
No início deste semana, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu em seu gabinete a Frente Parlamentar Catarinense e a Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM) para tratar do incentivo à cultura no estado sulista.

“A produção de maçã em Santa Catarina representa 50% do que o Brasil produz, principalmente na região de São Joaquim, e posso falar que o que proporcionou isso, além do lado empreendedor e da questão climática, foi o Programa de Subvenção Agrícola. Isso levou segurança ao produtor”, disse o diretor-executivo da ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque.

Durante o encontro, foram apresentadas pautas como a inclusão da fruta na alimentação escolar, o apoio aos produtores catarinenses e a importância da fiscalização na origem. Fávaro destacou ainda a importância do setor, reforçando o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para promover o desenvolvimento da região.

Segundo a Associação, o Brasil possui cerca de 33 mil hectares de pomares de maçã, uma produção anual próxima a 1,35 milhão de toneladas, com geração de R$ 6 bilhões em riquezas para o país e mais de 150 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, a cada dez maçãs consumidas no Brasil, nove são nacionais. A fruta é a terceira de maior consumo no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na ocasião, os parlamentares e a diretoria da ABPM convidaram o ministro para a abertura da Safra da Maçã em São Joaquim (SC), no dia 24 de fevereiro.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.