10/09/2024 às 08:43

Pedidos de recuperação judicial de produtores rurais atinge alta nos três primeiros meses de 2024

Compartilhar
No primeiro trimestre de 2024, 76 produtores rurais que atuam como pessoa jurídica (PJ) solicitaram recuperação judicial, conforme dados da Serasa Experian. Esse número é o mais alto registrado desde o início da série histórica em 2018. Embora o aumento seja significativo, o setor agrícola como um todo não enfrenta uma crise generalizada. De acordo com Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa, a maioria dos produtores segue operando normalmente.

A maior parte dos pedidos de recuperação judicial veio de arrendatários e grupos familiares sem propriedades rurais próprias, com 45 solicitações, enquanto os grandes produtores registraram 17 pedidos, os médios 9, e os pequenos apenas 5.

As atividades com maior número de pedidos foram a soja, com 45 solicitações, e a pecuária bovina, com 15. O Mato Grosso liderou os pedidos entre os estados, com 26 produtores buscando recuperação judicial.

Embora o número de pedidos tenha aumentado, Marcelo Pimenta destaca a importância de incentivar a renegociação de dívidas e o uso de ferramentas como o Fiagro Reorg para ajudar na recuperação financeira. O uso de soluções como o Agro Score, que utiliza modelos preditivos para identificar sinais de instabilidade financeira, é apontado como uma forma eficaz de mitigar riscos e evitar que mais produtores recorram à recuperação judicial.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.