29/10/2024 às 14:32

Pesquisa revela que uso de produtos biológicos cresce no agronegócio brasileiro, mas enfrenta desafios

Compartilhar
Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) com 514 produtores agropecuários em todas as regiões do Brasil aponta que 66% deles já utilizam produtos biológicos, com maior adesão entre agricultores (74%) em comparação aos pecuaristas (38%). Dos que afirmaram utilizar esses insumos, 45% aplicam biológicos em toda a área cultivada.

O Monitor de Tendências do Agronegócio Brasileiro observa que, apesar da difusão do uso de bioinsumos na agricultura, há desafios para sua adoção em maior escala. Produtores relatam que o custo elevado, as dificuldades na aplicação e problemas no armazenamento são os principais obstáculos.

Entre os 31% de produtores que ainda não adotam bioinsumos, incluindo 59% dos pecuaristas e 24% dos agricultores, os motivos principais são a falta de informação, a eficácia variável e o preço elevado.

A pesquisa também revela que, ao escolherem insumos, os produtores priorizam a qualidade, o preço e a marca dos produtos, refletindo a crescente preocupação com o custo-benefício dos bioinsumos no setor agropecuário brasileiro.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.