15/01/2025 às 15:01

Pesquisa utiliza fungos para controle biológico do moleque-da-bananeira

Compartilhar
A utilização de fungos pode ser uma alternativa para controle biológico do ‘moleque-da-bananeira’, aponta uma pesquisa da Universidade Tiradentes (Unit), do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), que será defendida ainda este mês em uma dissertação de mestrado.

O estudo se debruça sobre a seleção, melhoramento e aplicação de fungos entomopatogênicos, que adoecem insetos. O objetivo é controlar a proliferação do Cosmopolites sordidus, um besouro preto que ataca a cultura e afeta todas as variedades da fruta.

A pesquisa visa selecionar exemplares isolados de fungos já encontrados no ambiente natural e avaliar o potencial patogênico e virulento dos microrganismos para adoecer e matar o inseto, gerando um controle biológico.

“O estudo apresenta uma alternativa sustentável para a sociedade, mostrando que é possível utilizar as ferramentas fornecidas pela natureza. Ele contribui para o avanço das pesquisas agrárias sobre controle biológico de pragas e doenças, reduzindo o uso de pesticidas, evitando a contaminação dos frutos e preservando a saúde dos trabalhadores rurais”, diz Lucas Jefferson Santos Barboza, autor da dissertação de mestrado.

Ao final da pesquisa, a expectativa é de que o conhecimento adquirido seja repassado às empresas e instituições produtoras de bioinsumos, para produzir a tecnologia em escala para alcançar produtores orgânicos da fruta.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.