08/11/2023 às 13:19

Petrobras conclui com sucesso processamento de 100% de óleo de soja

Compartilhar
Nesta quarta-feira (8), a Petrobras anunciou que a Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR) alcançou um marco histórico ao processar, pela primeira vez, 100% de óleo de soja em uma unidade de refino industrial.

Desenvolvida no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (CENPES) da própria estatal, a tecnologia permite adotar como carga uma matéria-prima totalmente verde, gerando produtos petroquímicos integralmente renováveis.

Segundo a Petrobras, com o sucesso do teste, a RPR começa a se preparar para a produção de insumos e combustíveis renováveis como GLP, combustíveis marítimos, propeno e bioaromáticos, os quais poderão ser utilizados nas indústrias da borracha sintética, nylon e PVC.



“Estamos fazendo derivados típicos de petróleo, a partir de óleo vegetal. É inovação e transição energética combinadas em benefício do Brasil. É a Petrobras voltando a liderar grandes processos de transformação técnica, econômica e social, com repercussão global”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

O executivo também reafirmou os planos de modernização da RPR para 2024. No final de maio, foi anunciado um investimento de R$ 45 milhões na unidade.

Ademais, já está programada para junho do ano que vem a realização de um segundo teste, que será por meio do coprocessamento de carga mineral com bio-óleo (matéria-prima avançada de biomassa não alimentar), o qual gerará propeno, gasolina e diesel, todos com conteúdo renovável.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.