25/11/2024 às 11:43
Preços do milho, soja e feijão retraíram na última semana, diz Cepea
Compartilhar
O movimento de alta dos preços do milho, que vinha sendo verificado desde agosto, foi interrompido na última semana em parte das regiões acompanhadas pelo Cepea-Esalq/USP.De acordo com o mais recente boletim do centro de pesquisas, a pressão veio do menor interesse de compradores. Do lado vendedor, muitos produtores, sobretudo os do estado de São Paulo, estão afastados das negociações, atentos ao desenvolvimento da safra de verão, que vem sendo favorecida pelo clima na maioria das regiões.Levantamento realizado pela DATAGRO Grãos até o dia 15 de novembro mostra que os trabalhos já se encontram acima da média do ano passado, restando apenas algumas áreas maiores a serem plantadas em Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
Soja
Os preços internos e externos da soja caíram na última semana, pressionados pelo encerramento da colheita nos Estados Unidos, o bom ritmo das semeaduras no Brasil e na Argentina e a desaceleração na demanda global, avalia o Cepea. Por outro lado, a alta do dólar frente ao Real limitou a queda doméstica."Agentes de indústrias brasileiras, que vinham adquirindo bons volumes de soja nas últimas semanas, agora estão mais afastados das compras. Do lado dos vendedores, há certa resistência nas negociações do remanescente da safra 2023/24, e muitos indicam não ter necessidade de caixa neste momento", explica o centro de pesquisas.Feijão
O clima ao longo da semana passada, de modo geral, favoreceu os trabalhos de campo envolvendo o feijão. Assim, levantamento do Cepea mostra que a oferta do grão de melhor qualidade cresceu frente ao registrado na semana anterior.Dentre as regiões acompanhadas, o destaque foi Itapeva (SP), onde a estabilidade climática permitiu a intensificação da colheita e, consequentemente, o crescimento na disponibilidade de grãos de qualidade superior.Porém, também foram verificadas ofertas de lotes prejudicados pelas chuvas de semanas anteriores – nestes casos, a preços menores.
Compartilhar