24/10/2023 às 09:41

Presidente da Câmara destaca potencial do setor sucroenergético brasileiro na chamada economia verde

Compartilhar
Nesta segunda-feira (23), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que a Casa vem priorizando uma agenda de proposições legislativas que proporcionem ao Brasil condições para se manter na dianteira dos negócios da chamada economia verde.

"Temos que estar prontos para que a nova onda de reindustrialização brasileira viabilize a inserção competitiva de produtos 'verdes', que possuem grande apelo junto ao consumidor, especialmente no mercado internacional", afirmou.

De acordo com Lira, “o Brasil tem grandes vantagens em relação à maioria dos demais países, por contar com recursos e estruturas que facilitam o alinhamento dos setores industrial e agropecuário com os modelos de negócios mais modernos e com as demandas do mercado e da sociedade”.



Lira destacou o poder do setor sucroenergético brasileiro, que tem gerado renda e emprego no País. O Brasil é líder global na produção e no uso da cana-de-açúcar e seus derivados como combustível para veículos e fonte de energia.

“No ano passado, o uso de etanol de primeira geração de cana e milho, biodiesel e bioeletricidade de cana evitou a emissão de 71,1 milhões de toneladas de CO2 equivalente na atmosfera”, exemplificou.

O presidente defendeu ainda a aprovação do projeto que está em análise pelo Grupo de Trabalho na Câmara sobre a transição energética com ênfase no uso de hidrogênio de baixo carbono.

“É importante criar as condições para o desenvolvimento das diversas rotas de hidrogênio, tendo em vista as variadas vocações nacionais na produção de insumos. Entre as diversas rotas possíveis, encontram-se as relacionadas à produção do hidrogênio a partir do etanol e de seus subprodutos”, defendeu Lira.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.