17/11/2023 às 11:41

Produção de café no Mato Grosso cresceu 102% nos últimos quatro anos

Compartilhar
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de café em Mato Grosso cresceu 102% nos últimos quatro anos – em 2019, foram colhidas 121,4 mil sacas de café, e, neste ano, 245,8 mil sc.

O crescimento da produção é resultado de uma série de fatores, incluindo investimentos do governo do Estado, boas condições climáticas e a expansão da área em produção.

A Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) têm distribuído mudas de café clonal – de alta produtividade – para agricultores familiares.



As boas condições climáticas também contribuíram para o crescimento da produção. O clima quente e úmido de Mato Grosso é ideal para o cultivo do grão.

A secretária de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Teté Bezerra, disse que o Estado também está investindo em pesquisas para melhorar a qualidade do café. “Estamos buscando aprofundar nas pesquisas e melhorar cada dia mais a qualidade desse café que estamos produzindo, pensando cada dia mais na boa aceitação do mercado, tanto do estado quanto fora”, destacou.

Atualmente, 31 municípios mato-grossenses produzem café, sendo que os cinco maiores produtores são Colniza, Juína, Aripuanã, Nova Bandeirantes e Cotriguaçu.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.