26/07/2024 às 13:06

Produção de cenouras no RS enfrenta crise por decorrência da tragédia climática

Compartilhar
O cenário dos produtores de cenoura no Rio Grande do Sul segue em crise, mesmo alguns meses após a tragédia climática que atingiu a região entre meados de abril e maio.

De acordo com o Hortifrúti/Cepea, em Caxias do Sul, colaboradores do relataram dificuldades significativas na colheita e no plantio. Muitas das poucas áreas colhidas estão apresentando problemas fitossanitários e a qualidade das raízes está severamente prejudicada.

As chuvas continuam a ser um problema persistente na região, dificultando também a semeadura de novas áreas. Mesmo as terras que não foram diretamente afetadas por enchentes enfrentaram um volume pluviométrico muito alto, o que tem complicado tanto o plantio quanto a retomada produtiva.

Em comparação com julho de 2023, a produtividade na praça caiu 52% em julho de 2024. As cotações também estão pressionadas pela maior oferta nacional, resultando em uma queda de 56% nos preços entre junho e julho de 2024. Esta situação está tornando a continuidade das lavouras inviável para alguns produtores. Nesta semana, a caixa de 29 kg da cenoura "suja" foi comercializada a uma média de R$ 28,75, valor 4,2% inferior ao da semana anterior.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.