17/10/2024 às 15:56

Produtores incluídos no Certifica Minas terão direito a um abatimento de 0,5% na taxa de juros do crédito rural obtido através do Plano Safra

Compartilhar
Mais de 950 produtores certificados pelo Programa de Certificação de Produtos Agropecuários e Agroindustriais de Minas Gerais (Certifica Minas) terão direito a um abatimento de 0,5% na taxa de juros do crédito rural obtido através do Plano Safra. Essa medida, anunciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), reconhece o programa como alinhado às boas práticas agrícolas estabelecidas pelo ministério, ampliando o benefício, que antes era exclusivo aos produtores de café certificados, para outras atividades.

A partir de janeiro do próximo ano, produtores de algodão, azeite, cachaça, produtos orgânicos e Sem Agrotóxicos (SAT), carne bovina, frango caipira, ovos caipiras, hortaliças, leite, mel e Queijo Minas Artesanal também terão acesso à redução na taxa de juros. O superintendente da Seapa, Feliciano Nogueira de Oliveira, ressaltou que o benefício permitirá aos produtores investir em melhorias na produção, impulsionando a sustentabilidade e a competitividade do agronegócio mineiro.

Além disso, produtores que tiverem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado pelo Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) terão direito a um abatimento adicional de 0,5%, totalizando uma redução de 1% nos juros para aqueles que se enquadram em ambos os critérios.

O Certifica Minas promove a otimização dos recursos naturais, a preservação da biodiversidade, a mitigação dos impactos ambientais e o cumprimento das leis trabalhistas nas propriedades certificadas. O programa é conduzido pela Emater-MG, Epamig e IMA, que prestam assistência técnica, realizam auditorias e desenvolvem pesquisas voltadas à certificação.

Os interessados podem se inscrever voluntariamente nos escritórios da Emater-MG ou do IMA. Mais informações estão disponíveis no site do IMA.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.