23/09/2024 às 15:51

Produtores latino-americanos são premiados por eficiência e sustentabilidade no campeonato Rice Money Maker

Compartilhar
A 3ª edição do campeonato Rice Money Maker, organizado pela Equipe FieldCrops, premiou rizicultores da América Latina que se destacaram na safra 2023/2024 em eficiência produtiva e sustentabilidade. Entre os participantes, 31 produtores do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai foram avaliados por suas práticas agrícolas que resultaram em maior produtividade, retorno econômico e menor impacto ambiental.

Produtores que utilizaram soluções da BASF obtiveram notáveis resultados, alcançando uma eficiência produtiva de 86%, cerca de 10% superior à média. O retorno sobre o investimento (ROI) foi significativo: cada dólar investido gerou US$ 6,6 de lucro, superando os outros participantes em 14%. No aspecto ambiental, houve uma redução de 15% nas emissões de gás carbônico equivalente e menor impacto fitossanitário.

Alencar Zanon, professor da UFSM e coordenador da equipe organizadora, destacou que o objetivo do campeonato é mostrar que a produção de arroz irrigado na América Latina pode ser eficiente e sustentável, reconhecendo o esforço dos agricultores em adotar práticas inovadoras e responsáveis.

O sucesso produtivo foi apoiado por soluções tecnológicas, como os herbicidas Kifix® e Heat®, ambos da BASF. O Kifix®, usado com a segunda geração do Sistema de Produção Clearfield®, foi eficaz no controle de arroz-vermelho e outras plantas daninhas, enquanto o Heat®, com o ingrediente ativo Saflufenacil, mostrou resultados positivos no manejo de folhas largas, como a corda-de-viola.

A BASF, que investe mais de 900 milhões de euros por ano em pesquisa e desenvolvimento, também integra a Latin American Rice Networking, um consórcio que promove a sustentabilidade da produção de arroz na região.

Os insights detalhados da competição estão disponíveis no e-book gratuito “Rice Money Maker – A revolução da sustentabilidade na lavoura de arroz.”
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.