10/09/2024 às 10:38

Programa de conversão de pastagens degradadas oferece financiamento sustentável com juros reduzidos

Compartilhar
O maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo, o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), oferecerá financiamento com juros de 6,5% para agricultores que aderirem às regras de sustentabilidade do projeto. O anúncio foi feito por Carlos Ernesto Augustin, assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), durante o Fórum Internacional de Agricultura e Pecuária (FIAP 2024), realizado nesta segunda-feira (9), em Cuiabá (MT).

Criado pelo Decreto n° 11.814, o PNCPD tem como objetivo intensificar a produção de alimentos no Brasil, contribuindo tanto para a segurança alimentar quanto para o combate às mudanças climáticas. Estudos da Embrapa e do Banco do Brasil identificaram cerca de 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade que possuem grande potencial para serem convertidas em áreas agrícolas de alta eficiência, sem a necessidade de expandir para áreas de preservação.

O programa será financiado por meio do Eco Invest Brasil, uma iniciativa do Governo Brasileiro voltada para atrair investimentos privados internacionais com proteção cambial. O primeiro país a investir no projeto foi o Japão, e negociações com outras nações estão em andamento para expandir o apoio financeiro.

Com essas medidas, o PNCPD visa quase dobrar a área produtiva do Brasil de forma sustentável, contribuindo para a proteção ambiental e o desenvolvimento agrícola do país.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.