27/01/2025 às 15:52

Programa de hortas sob linhas de alta tensão chega a dez municípios paranaenses

Compartilhar
O programa Cultivar Energia instalou seis novas unidades no Paraná ao longo do ano passado, e agora, está presente em dez municípios paranaenses, distribuídas por 24 unidades. A iniciativa promove a instalação de hortas comunitárias em terrenos sob linhas de alta tensão da Copel, Companhia Paranaense de Energia.

Nestas hortas, mais de 600 famílias produzem alimentos sem defensivos agrícolas, tanto para consumo próprio quanto para o comércio. Para este ano, a empresa quer entregar outras nove unidades.

Atualmente, o programa está presente nas cidades de Almirante Tamandaré, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Siqueira Campos e Umuarama.

“As prefeituras que adotam o programa Cultivar Energia fornecem assistência técnica para a agricultura urbana. Cabe à Copel ceder o uso do espaço, realizar a limpeza do local, instalar cercas e fornecer orientação contínua sobre segurança”, afirma a Agência Estadual de Notícias (PR).

Os horticultores do projeto precisam seguir orientações de segurança na rotina diária de manejo, como não trabalhar na área em dias chuvosos ou não permitir que as plantas cultivadas ultrapassem dois metros de altura.

“Um dos objetivos é assegurar a preservação das faixas de segurança das linhas de transmissão, algo muito importante para o setor elétrico”, diz o assistente social da Copel, Rafael Garcia Carmona.

No dia a dia, além do cultivo de verduras e legumes, a ocupação dos espaços pelas hortas contribui para a manutenção e limpeza das faixas de segurança sob as linhas de alta tensão.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.