21/02/2025 às 15:41

Projeto criado no Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca (AL) recebe selo da ONU

Compartilhar
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) criou um projeto no Polo Tecnológico Agroalimentar da cidade de Arapiraca, que irá receber o selo ODS Educação 2024, da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 20 de março, em evento no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro. 

O projeto desenvolveu estufas com práticas sustentáveis na produção de hortaliças, utilizando adubos minerais e fertilizantes orgânicos para manejar as culturas mais importantes para o cinturão verde da região agreste. 

“Aqui no polo nós temos desenvolvido, nas estufas, um sistema hidropônico com a cultura da alface, da couve, do tomate cereja e das pimentas de cheiro e biquinho, utilizando níveis de bokashi, que é um adubo orgânico e natural, e experimentos em nível de campo, utilizando adubo mineral, comparando com fertilizantes orgânicos. Os resultados já mostram que a adubação orgânica tem se apresentado muito promissora, superando, inclusive, em alguns parâmetros, as hortaliças cultivadas no sistema convencional com adubo químico”, afirmou o aluno e pesquisador Alverlan Araújo.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Uneal, Rubens Pessoa, reafirmou o destaque para as outras unidades que também foram premiadas, como as estufas do Campus II, em Santana do Ipanema (AL), e do Campus III, em Palmeira dos Índios. 

“Esse reconhecimento reforça a relevância das nossas pesquisas e do trabalho realizado nos diferentes campi da Uneal. O selo da ONU demostra que estamos no caminho certo, incentivando a inovação e a sustentabilidade, e proporcionando aos nossos alunos uma formação cada vez mais qualificada”, disse.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.