27/09/2023 às 10:32

Projeto de exploração de potássio em Autazes (AM) recebe o apoio de lideranças indígenas

Compartilhar
No início desta semana, o governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve reunido com lideranças indígenas da etnia Mura, que vivem no município de Autazes, localizado a 120 km da cidade de Manaus, para discutir a exploração de potássio na cidade.

Na ocasião, José Cláudio, representante do povo Mura, entregou ao governador do estado uma ata e um relatório de uma reunião ocorrida entre lideranças indígenas da região, que concordaram com a continuidade do projeto de exploração.

“Esse é um passo fundamental e eu considero o passo mais importante, que é o processo de consulta ao povo Mura sobre essa atividade da exploração do potássio no município de Autazes”, disse Lima.



“A gente está falando aqui de uma outra matriz econômica no estado do Amazonas. Nós temos a Zona Franca, que não abrimos mão dela; temos a questão do gás natural, que a gente já conseguiu avançar muito; e o próximo passo é agora a questão do potássio”, completou.

A exploração do mineral em Autazes será realizada pela Brazil Potash, empresa canadense que também atua em território brasileiro.

Em outubro do ano passado, a companhia assinou um contrato com a Amaggi, conglomerado agrícola nacional, para compra e venda do potássio que será extraído em Autazes. Segundo as negociações, a Amaggi comprará 500 mil toneladas da matéria-prima por ano da Brazil Potash, por pelo menos 15 anos.

Atualmente, o Brasil importa cerca de 98% de suas necessidades de potássio.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.