01/02/2024 às 10:32

Projeto de Lei incumbe ao credor provar que imóvel rural pode ser alvo de penhora

Compartilhar
Tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3829/23, que incumbe ao credor provar que um imóvel rural pode ser alvo de penhora por não ter as dimensões de pequena propriedade ou não ser trabalhado pela família.

A proposta, que altera o Código de Processo Civil, será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Casa.

O autor, deputado Samuel Viana (Republicanos-MG), explica que agricultores familiares que operam em áreas de até quatro módulos fiscais (pequena propriedade rural) estão protegidos pela impenhorabilidade conforme previsão constitucional. Apesar disso, acrescenta, eles vêm sofrendo processos de penhora sob o argumento de que não podem comprovar que o imóvel é explorado pela família.

Viana quer que caiba ao autor de ação contra o pequeno agricultor provar que a propriedade não é explorada por agricultura familiar. "A proteção às pequenas propriedades rurais é essencial para garantir a subsistência das famílias que nelas vivem e trabalham", afirma o parlamentar.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.