03/09/2024 às 13:58

Queimadas afetam áreas agrícolas pontuais de mangas em São Paulo

Compartilhar
Nos últimos dias, queimadas em diversas áreas agrícolas do estado de São Paulo têm chamado a atenção, afetando grandes regiões produtivas, florestais e biomas diversos. De acordo com o Hortifrúti/Cepea, embora tenham sido registrados casos de incêndios em pomares de manga nas regiões de Monte Alto e Taquaritinga, esses focos foram pontuais e com baixa representatividade na totalidade da área.

A maioria dos incêndios ocorreu no centro-norte de São Paulo, uma região crucial para a produção de manga. A seca, que tem sido um fator agravante ao potencializar a disseminação do fogo — com uma média de apenas 23 mm de chuvas em Monte Alto durante agosto —, levanta preocupações sobre a origem dos incêndios, que podem ter sido criminosos.

As queimadas têm causado danos significativos em outras culturas agrícolas, como a cana-de-açúcar e pastagens, com prejuízos estimados em até 80 mil hectares para a cana, segundo a Orplana. Em resposta à situação, o governo do estado de São Paulo anunciou um pacote de ações no valor de R$ 100 milhões, destinado a auxiliar os produtores afetados pelos incêndios.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.