27/02/2025 às 16:36

Rio Grande do Sul libera R$ 2,8 milhões para ações de desenvolvimento florestal

Compartilhar
O Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), assinou na última terça-feira (25) a liberação de R$ 2,8 milhões do Fundo Estadual das Florestas Plantadas (Fundeflor) para ações de desenvolvimento florestal.

Agora, os recursos ficarão sob a custódia do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), que vai gerir os valores e destinar à execução do plano de trabalho. A parceria vai durar três anos e o instituto foi escolhido por meio de um edital.

“São recursos importantes para o desenvolvimento do setor florestal gaúcho. Certamente será um grande avanço nas ações para potencializar ainda mais a economia do Estado. Além disso, os produtores terão a seu dispor novas tecnologias e pesquisas que favorecem e aprimoram o cultivo de florestal”, afirmou o titular da pasta, Clair Kuhn.

O investimento será aplicado em ações voltadas aos planos estaduais para o desenvolvimento florestal gaúcho. Entre elas, está a publicação de um livro sobre a erva-mate, de ações culturais e educativas, e ações de melhorias em unidades de pesquisa. Também está nos planos a criação de um projeto de patrimonialização da erva-mate, símbolo do estado.

Além disso, serão adquiridos equipamentos de monitoramento climático para utilização do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos em regiões de produção florestal.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.