16/02/2024 às 15:32

Safra recorde de cana-de-açúcar impulsiona economia mineira

Compartilhar

A safra recorde de cana-de-açúcar em Minas Gerais em 2023 gerou 540 novos empregos com carteira assinada, um aumento de 20% em relação a 2022 – a produção de mais de 80 milhões de toneladas elevou o estado à segunda posição entre os maiores produtores do país.


"Para processar todo esse volume de cana, foi necessária a contratação de mais funcionários diretos. Mas o setor também gera muitas oportunidades de forma indireta, porque tem uma cadeia longa, então a geração real de empregos deve ser ainda maior", explica o empresário do setor e presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos.


As perspectivas para 2024 são promissoras. Neste ano, o Triângulo Mineiro ganhará a primeira usina de biometano, gerando ainda mais oportunidades de trabalho e renda – a planta terá capacidade para produzir 4 milhões de m³ de biometano por ano, substituindo o diesel na frota agrícola da Usina de Aroeira.


O governo de Minas Gerais tem apoiado o setor sucroenergético com diversas iniciativas, como a Lei Estadual de Incentivo ao Consumo de Etanol e investimentos em infraestrutura – em setembro de 2023, em parceria com a Siamig, o governo anunciou investimentos conjuntos de R$ 11,3 bilhões no setor.

Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.