28/02/2025 às 09:58

Secretaria da Agricultura de SC busca ampliar rede de prevenção ao granizo

Compartilhar
Para proteger as lavouras catarinenses e garantir a tranquilidade dos agricultores, a Secretaria de da Agricultura e Pecuária (SAR) do estado está trabalhando para ampliar a abrangência do sistema antigranizo.

Nesta semana, o secretário titular, Valdir Colatto, se reuniu com o secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt para propor parceria na elaboração do Programa Estadual de Prevenção de Granizo, para fortalecer essa rede de proteção e diminuir os impactos na agricultura.

O sistema antigranizo está em operação em 11 municípios catarinenses, por meio de convênio firmado com a SAR. Em 2023 e 2024, foram repassados mais de R$ 2,2 milhões do Governo do Estado para instalação e operacionalização desse sistema, que ajuda a reduzir os danos do granizo nas lavouras ao formar pedras de gelo menores que se desintegram antes de atingirem o solo.

Os municípios que já firmaram o convênio são:  Calmon, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas, Tangará, Videira, Pinheiro Preto e  Timbó Grande.

Para esse ano os recursos foram ampliados, a estimativa é que sejam destinados R$ 3,8 milhões para a operacionalização desse sistema no Estado. “Teremos mais recursos e buscamos novas parcerias para levar para todo Estado esse sistema que está dando certo. O objetivo é ampliar essas parcerias com Defesa Civil e Epagri/Ciram para que esses equipamentos sejam automatizados, facilitando assim a detecção do granizo nas áreas rurais”,  afirma o secretário Colatto.

De acordo com o secretário Mário Hildebrandt, da Proteção e Defesa Civil, a instituição está totalmente comprometida em apoiar a ampliação das tecnologias de previsão, reconhecendo a importância de agir antecipadamente para mitigar os danos causados pelo granizo.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.