11/12/2023 às 13:32

Secretaria de Agricultura de Goiás abre edital para projeto de Fruticultura Irrigada

Compartilhar
Nesta segunda-feira (11), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), divulgaram o edital de Chamamento Público nº 002/2023 – o objetivo é selecionar 138 produtores rurais familiares oriundos da reforma agrária, que tenham interesse em participar do projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã.

A ideia é estimular o trabalho, especialmente, de produtores oriundos da reforma agrária e de comunidades tradicionais, transformando a realidade local por meio do aumento da produtividade agrícola e da geração de emprego – a atividade escolhida para isso é a fruticultura.

Operacionalizado pela Seapa, em parceria com os municípios de Flores de Goiás, São João D’Aliança e Formosa e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o projeto pretende implantar sistemas de irrigação em propriedades rurais dos municípios citados, para promover a inclusão produtiva, o fomento e o desenvolvimento socioeconômico na região nordeste do estado.



Com esta etapa, somada ao projeto piloto, executado com 10 produtores, a expectativa é cobrir 296 hectares, abastecidos, em sua maioria, pelas barragens do Rio Paranã e Ribeirão Porteira.

Os produtores selecionados contarão com a assistência técnica da Emater e do Senar Goiás para manejo da produção; e o Sistema OCB-GO dará apoio à criação de cooperativas – cada propriedade beneficiada vai receber um conjunto de irrigação para cobrir dois hectares.

Os interessados podem se inscrever até 27 de dezembro no site da Seapa.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.