Secretaria de Agricultura de SP leva novas tecnologias de inovação e sustentabilidade para a Coopershow 2025
Para Peressin, nestes cinco anos de simpósio foi possível estar mais próximo do produtor e de suas demandas tecnológicas. “A transferência do conhecimento e tecnologias ao produtor, por meio das pesquisas dos institutos, principalmente no melhoramento genético, lançamento de novas cultivares e no desenvolvimento da área de controle do mato na cultura da mandioca. O IAC é líder nessa área de herbicidas. No início, havia duas formulações de herbicidas registrados para a cultura da mandioca, atualmente já temos 133 formulações, garantindo cultivo da cultura em grandes áreas", detalha.
Na Arena do Conhecimento, o Simpósio contará com a participação de palestrantes da Apta Regional, IAC, Cati, Embrapa, Cepea e Conab. O encontro recebeu o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) e da Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM).
No espaço Quintal Coopershow - Café com o Pecuarista, a Defesa Agropecuária (CDA) e o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) também estarão à disposição dos produtores e apresentarão palestras sobre vários assuntos de interesse rural. A CDA discutirá sobre mudanças na pecuária após o fim da vacinação de febre aftosa em 2024, Programa Estadual de Brucelose e Tuberculose e controle de javaporco, e o IZ irá abordar sobre a produção de mini cabras quanto ao mercado de pet e queijos, a genética e o controle de verminose. A Cati também apresentará os Programas de Desenvolvimento Agropecuário Paulista.Com vasto espaço demonstrativo do Campo de Difusão Tecnológica da Coopershow, os produtores terão a oportunidade de visitarem as plantações agrícolas com as tecnologias desenvolvidas pelas instituições de pesquisa e extensão rural.A Cati traz plantio de milho, girassol e milheto. Também haverá plot dedicado ao Programa Milho + SP. Além da apresentação do projeto MIP (Manejo Integrado de Pragas) na soja, em parceria com a Embrapa.Já a Apta Regional e o IAC terão em seu estande de exposição de cultivares de mandioca, batata-doce e cana-de-açúcar, desenvolvidas pelos programas de melhoramento do IAC, com recomendação para a região. Também terá parreiras de videira ‘Niágara Rosada’ e parcela de milho destinada a apresentar sintomas do complexo enfezamento e viroses. Além de informações e resultados sobre o desempenho de cultivares de soja na região. E ainda um espaço com cultivares de amendoim do IAC.O IZ também estará no campo atendendo aos produtores com o Laboratório Móvel de Análise de Qualidade do Leite, o Sistema de cochos eletrônicos Intergado, além de animais (boi e carneiro) com aparatos de coletas de metano. Segundo o diretor geral, Enilson Ribeiro, a instituição abordará sobre os gases de efeito estufa, eficiência alimentar, qualidade de leite e o banco de germoplasma. “Durante os quatro dias de evento também haverá o momento com o Chef da Cozinha Candú, com receitas de cordeiro e Tilápia. Vale a pena aproveitar a oportunidade para aprender com os segredos do chef e ainda saborear os pratos preparados na hora.