11/10/2024 às 09:12

Secretário de Comércio e Relações Internacionais apresenta diretrizes de sua gestão e metas para ampliar mercados internacionais

Compartilhar
Nesta quinta-feira (10), o secretário de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), Luis Rua, reuniu-se com profissionais da imprensa para apresentar as expectativas e projeções de sua gestão. Durante o encontro, Rua enfatizou seu compromisso com o fortalecimento das relações comerciais internacionais do Brasil, visando gerar mais oportunidades para os produtores rurais do país.

Segundo Rua, uma das principais diretrizes passadas pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, é dar continuidade ao trabalho de abertura e ampliação de mercados, além de consolidar os já existentes. “Seguiremos com uma agenda muito intensa”, afirmou o secretário, destacando a importância de manter o foco em novas oportunidades de comércio.

Uma das estratégias mencionadas por Luis Rua foi a expansão do número de adidos agrícolas no exterior. Ele revelou que o ministério está avaliando profissionais para ocupar novos postos de adidâncias e que, em 2024, o Brasil espera aumentar sua presença em mais mercados internacionais. “Queremos manter o diálogo, que é a linha do ministro, e aumentar nossa presença global”, destacou.

Rua também compartilhou resultados expressivos alcançados desde o início do governo do presidente Lula, com a abertura de 253 mercados em 60 países. Ele reafirmou o compromisso de continuar expandindo, visando alcançar a meta de 300 mercados abertos.

Outro ponto importante abordado foi a COP 30, que será realizada em Belém (PA) no próximo ano. Rua destacou o evento como uma oportunidade para o Brasil mostrar ao mundo a sustentabilidade da agropecuária nacional e seu papel fundamental na segurança alimentar global. “Queremos aumentar ainda mais a participação do Mapa em eventos internacionais, posicionando o Brasil cada vez mais no cenário global”, concluiu o secretário.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.