10/11/2023 às 10:12

Semeadura do milho de verão no Rio Grande do Sul se encaminha para o final, aponta Emater/RS-Ascar

Compartilhar
Na última semana, foi registrada uma pequena evolução na semeadura do milho de verão no Rio Grande do Sul, que chegou a 79% dos 817.521 hectares projetados para o estado, após subir 1 ponto percentual em sete dias, mostra a Emater/RS-Ascar.

De acordo com o órgão, 75% das lavouras gaúchas estão em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, enquanto 20% se apresentam em floração e 5% em enchimento de grãos.

“A cultura continua a demonstrar desenvolvimento satisfatório, com plantas de estatura elevada, folhas largas e coloração verde intensa. Porém, nas folhas mais jovens, são observados sintomas de amarelecimento entre as nervuras, característicos da falta de luminosidade”, explica o relatório.

Na região administrativa de Santa Rosa, 35% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 51% em floração e 14% fase em enchimento de grãos. A Emater/RS-Ascar aponta que nessas áreas “a condição geral das lavouras é muito boa, e há elevado potencial produtivo, evidenciado pela coloração das plantas, sanidade, umidade no solo e estágios reprodutivos, que ocorrem sem maiores problemas”.



Por outro lado, também é sinalizado que, em alguns municípios, há uma redução na expectativa de produtividade em razão das chuvas excessivas e da ocorrência de granizo.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar Erechim, cerca de 60% da cultura encontra-se em estágio vegetativo, enquanto 30% está no estágio de pendoamento/emborrachamento. “As expectativas de produção são muito favoráveis, em decorrência da grande massa vegetal presente nas lavouras”.

Por fim, na região de Frederico Westphalen, 40% da área de cultivo está em estágio de germinação e desenvolvimento vegetativo; 50% em floração; e 10% em fase de enchimento de grãos.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.