24/10/2023 às 11:05

Senador defende a ampliação da malha ferroviária brasileira

Compartilhar
Em pronunciamento no Plenário, concedido nesta segunda-feira (23), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) defendeu a ampliação da malha ferroviária no Brasil.

Em seu discurso, o parlamentar ressaltou que investimentos no setor poderiam trazer benefícios como a redução do custo do transporte, a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e a queda dos índices de acidentes e mortes nas rodovias do País.

O Brasil possui atualmente em vigor o Plano Nacional de Logística (PNL), que possui como objetivos indicar empreendimentos que propiciem a redução dos custos, melhorar o nível de serviço para os usuários, buscar o equilíbrio da matriz, aumentar a eficiência dos modos utilizados para a movimentação das cargas e diminuir a emissão de poluentes.



Segundo Moura, passar o modal ferroviário dos atuais 20% de participação no transporte de cargas para 30% ou 40% demandaria cerca de 170 bilhões em investimentos.

Confúcio citou como exemplo a inauguração da Ferrovia Norte-Sul, que interliga os estados de São Paulo, Goiás, Tocantins e Maranhão – de acordo com o parlamentar, o ramal é um passo importante para impulsionar o desenvolvimento do país.

O senador também mencionou a importância das debêntures de infraestrutura para captar recursos e investir na viabilização de modais mais baratos.

"Existem debêntures incentivadas, que já captaram R$ 60 bilhões [...]. Com a debênture de infraestrutura, o governo brasileiro terá mais recursos para investir em outros modais ferroviários, bem como para melhorar as malhas hidroviárias brasileiras, que são muitas, para cuidarmos bem do transporte mais barato", disse.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.