31/05/2024 às 08:42

Soja: vazio sanitário na Região 1 de São Paulo começa amanhã (1º)

Compartilhar
Baseada na publicação da Portaria nº 1.111 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabeleceu o calendário de vazio sanitário e de semeadura de soja a nível nacional para a safra 2024/2025, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo informa que tem início, amanhã (1º), o primeiro dos três períodos que ocorrem no estado este ano.

“Até a última safra, nós tínhamos um único período de vazio sanitário que era de 15 de junho a 15 de setembro, e o calendário de semeadura, que acontecia de 16 de setembro a 24 de dezembro”, contextualiza Jucileia Wagatsuma, engenheira agrônoma e gerente do Programa Estadual de Vigilância Fitossanitária.

“Com a mudança, São Paulo passa a ter três regiões com diferentes períodos de vazio sanitário e calendário de semeadura. A mudança trouxe ainda um adiantamento destes períodos em duas regiões, sendo que a Região 1, por exemplo, inicia-se o vazio sanitário já no dia 1º de junho”, explica Wagatsuma.

As regiões 2 e 3, têm início nos dias 12 e 15 de junho, respectivamente, e prosseguem até os dias 12 e 15 de setembro, nesta ordem.

Outra medida instituída pelo MAPA é o cadastro das propriedades produtoras de soja em todo o território nacional. Desta forma, os produtores devem cadastrar as informações sobre a semeadura no GEDAVE – o sistema informatizado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, no prazo de até 15 dias após o término da semeadura.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.