24/01/2025 às 15:44

Sombreamento influencia produtividade e qualidade do café conilon, diz estudo

Compartilhar
Um estudo realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão e a Universidade Federal do Espírito Santo, revelou que o cultivo de café conilon em sistemas agroflorestais, com sombreamento, pode favorecer a produção de cafés especiais e aumentar a resiliência da cultura frente às mudanças climáticas.

Conduzido na Fazenda Experimental do Incaper em Sooretama, o experimento avaliou a produtividade e a qualidade de 31 clones de Coffea canephora sob diferentes condições de sombreamento: sol pleno, sombra pela manhã e sombra à tarde.

Os resultados evidenciaram que clones cultivados com sombra à tarde produziram grãos de maior peso e melhor qualidade sensorial, embora apresentassem menor produtividade por planta. Por outro lado, clones mais produtivos prosperaram em condições de sol pleno e sombra pela manhã.

De acordo com os pesquisadores, o sombreamento demonstrou ser uma estratégia eficaz para minimizar os impactos da radiação solar excessiva e do calor, melhorando atributos como doçura, acidez equilibrada e menor adstringência — características altamente valorizadas no mercado de cafés especiais.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.