16/05/2024 às 13:41

Vazio sanitário da soja começa no dia 27 de junho em Goiás

Compartilhar
O vazio sanitário da soja em Goiás será mantido de 27 de junho a 24 de setembro, informou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta quarta-feira (15). A  Portaria define o período de vazio sanitário e o calendário de semeadura para a safra 2024/2025 em todo o Brasil.

Com a data confirmada, os produtores rurais de Goiás poderão semear a soja de 25 de setembro deste ano até 2 de janeiro de 2025, devendo cadastrar as lavouras no Sistema de Defesa Agropecuário (Sidago) até 15 dias após o término do calendário de semeadura.

Na temporada 2023/24 o calendário de semeadura foi excepcionalmente prorrogado até 12 de janeiro devido às condições climáticas adversas, a pedido da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e autorizado pelo Mapa. No entanto, o período do vazio sanitário para 2024 permanece o mesmo do ciclo anterior.

Para o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, a medida fitossanitária promove a economia da atividade agrícola e ganhos socioambientais.

“Temos verificado em campo como os produtores estão mais conscientes da importância de se respeitar o vazio sanitário, ao cumprirem o calendário definido pelo Governo Federal, e também as instruções normativas expedidas pela Agrodefesa sobre o assunto”, avalia.

Durante os 90 dias do vazio sanitário, os produtores devem manter as áreas livres de tigueras de soja e respeitar a proibição de cultivo. A medida visa prevenir a ocorrência e proliferação da ferrugem asiática, já que plantas voluntárias podem hospedar o fungo causador da doença, causando danos econômicos à próxima safra.
Compartilhar

Sua lista de notificações está vazia.